Gasparotto – 50 anos de Colunismo Social

convite_expo_Gasparotto_iguatemi(frente)

Exposição no Shopping Iguatemi celebra cinco décadas de jornalismo de Paulo Gasparotto

 

Jornalista, colunista, avaliador, leiloeiro. Homem de múltiplos gostos, de plantas e animais a arte, antiguidades, música, moda e literatura. Tendo passado pelos mais importantes jornais da capital, Paulo Gasparotto comemora cinco décadas de vigorosa trajetória na imprensa. Reinventando-se permanentemente, é o último jornalista da “velha guarda” a seguir no colunismo social, em uma época em que, como ele mesmo diz, todas as pessoas, com seus smartphones, blogs e redes sociais, podem ser “um pouco colunistas”.

No próximo dia 4 de abril, o Shopping Iguatemi inaugura a exposição Gasparotto – 50 anos de colunismo social, homenageando um dos mais prestigiados e queridos profissionais da imprensa no Estado. Com curadoria da historiadora e crítica de arte Paula Ramos, a mostra apresenta uma síntese da trajetória de Gasparotto, que não deixa de ser uma síntese da vida social de parcela dos porto-alegrenses. A partir das colunas, das notas e das fotografias reproduzidas em jornais e revistas, a exposição oferece um mergulho do tempo, evidenciando personagens, ambientes e histórias que foram pauta de Gasparotto e, em grande medida, do colunismo social gaúcho, ao longo dos últimos 50 anos. Complementam a mostra desenhos originais de Vitório Gheno, produzidos para ilustrar as colunas do jornalista, bem como um vídeo-documentário dirigido pelo cineasta Zeca Brito, autor de, entre outros, Glauco do Brasil (2015).

Paulo Raymundo Gasparotto – Nasceu no dia 20 de abril de 1937, em Porto Alegre. Começou sua carreira no final dos anos 1950, assumindo a pauta de decoração para o jornal Ele e Ela e, na sequência, para a Revista do Globo. Em 1963, ingressou no jornal Zero Hora e, nos anos seguintes, escrevendo sobre moda, arte, elegância e vida social, manteve coluna em vários periódicos: Folha da Tarde, Correio do Povo, Zero Hora, O Sul. Também assumiu a organização, ainda na década de 1960, da lista As dez mais elegantes, bem como do Catálogo de Brotos, produtos editoriais desenvolvidos por outros, mas aos quais imprimiu marca própria, tornando-se indissociável deles.

Hoje, com a vitalidade, o apuro e a ousadia que sempre lhe marcaram, Gasparotto inaugura o seu próprio portal de notícias: www.paulogasparotto.com.br. Celebra, com isso, uma admirável trajetória de 50 anos no jornalismo. E o Shopping Iguatemi, em seu mês de aniversário (14 de abril), comemora junto, apresentando ao público essa exposição-homenagem. A mostra acontece em ambiente próximo ao acesso pela portaria da avenida Nilo Peçanha, ao lado do restaurante Coco Bambu. A abertura ocorre no dia 4 de abril, terça-feira, às 19h, e a exposição pode ser vista de 5 a 23 de abril, no horário de funcionamento do Shopping, das 10h às 22h.

Estendendo as comemorações dos 80 anos de vida e 50 de jornalismo, o Santander Cultural apresenta, entre 18 de abril e 28 de maio, a exposição Paulo Gasparotto – Certas pequenas loucuras…, também com curadoria de Paula Ramos, mas focada nas coleções do artista: de arte sacra e antiguidades, passando por imagens de Porto Alegre e pelo fascínio por pés, cães e jardins, entre outros.

One thought on “Gasparotto – 50 anos de Colunismo Social

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *